Mais uma noite com as rãs: O perigo de procrastinar e adiar decisões

Um faraó deitado em sua cama, com expressão de angústia, rodeado por rãs que cobrem o quarto.
As consequências de adiar decisões importantes.

Você já se pegou adiando uma decisão importante? Já soube exatamente o que precisava mudar em sua vida, mas escolheu deixar para amanhã? Esse é o mesmo dilema enfrentado pelo faraó no livro de Êxodo, capítulo 8. Ele estava assolado por uma praga de rãs e, quando Moisés perguntou quando ele queria que Deus as removesse, o faraó lhe deu uma resposta surpreendente. É o que veremos a seguir.

Escute o artigo narrado no player abaixo:

Mais uma noite com as rãs

Essa história está no livro de Êxodo, capítulo 8, versículo 9. Mas para entender melhor o contexto, vejamos Êxodo 8, versículo 8: “Então Faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: ‘Orem ao Senhor para que tire as rãs de mim e do meu povo, e eu deixarei o povo ir para oferecer sacrifícios ao Senhor’.”

Então Moisés responde ao faraó: “Diga-me quando deseja que eu ore pelo senhor, pelos seus servos e pelo seu povo, para que as rãs desapareçam das suas casas e fiquem apenas no rio.” E Faraó responde: “Amanhã.”

Agora, pensem nisso! O Egito estava coberto de rãs. Havia rãs em todos os lugares: no quarto, no banheiro, na cozinha, no prato de comida, na sala de estar, no jardim, na piscina… Se alguém abrisse a geladeira, caíam rãs. Pediam uma pizza e o entregador chegava coberto de rãs. Era uma infestação.

Finalmente, Faraó, exausto, chama Moisés e diz: “Estou farto das rãs! Peça a Deus que as tire de mim e do meu povo.” Moisés pergunta: “Quando quer que eu ore para que isso aconteça?” E, surpreendentemente, Faraó responde: “Amanhã.”

Sério? Amanhã? Quem em sã consciência escolheria passar mais uma noite com as rãs se pode se livrar delas imediatamente?

Só mais uma noite

E a verdade é que muita gente vive exatamente assim! Pessoas que sabem que precisam mudar, que sabem que estão presas a algo ruim, mas dizem: “Só mais uma noite.”

  • Mais uma noite sem orar.
  • Mais uma noite assistindo pornografia.
  • Mais uma noite em um relacionamento destrutivo.
  • Mais uma noite vivendo uma vida dupla.
  • Mais uma noite sem tomar uma decisão importante.

E esse “amanhã” pode se transformar em uma semana, um mês, um ano. Quantas vezes adiamos mudanças essenciais?

O Medo da Mudança

Uma das razões pelas quais adiamos decisões é o medo. A Bíblia diz em Tiago 1, versículo 8: “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”

A indecisão nos mantém presos ao mesmo lugar. Queremos avançar, mas hesitamos. Queremos buscar um novo emprego, mas temos medo da instabilidade. Queremos investir em nossos sonhos, mas tememos o fracasso.

A verdade é que nunca há garantias. Pedro teve que sair do barco sem nenhuma segurança de que daria certo. Mas enquanto manteve os olhos em Jesus, ele andou sobre as águas. O problema surgiu quando ele desviou o olhar e focou nas ondas ao seu redor.

Se ficarmos esperando o momento perfeito, ele nunca chegará. O faraó perdeu a oportunidade de se livrar da praga imediatamente porque preferiu esperar. Nós muitas vezes fazemos o mesmo.

O Perfeccionismo Como Armadilha

Outro motivo pelo qual muitos não tomam decisões é o perfeccionismo. Queremos que tudo esteja perfeito antes de agir. Esperamos o salário ideal antes de casar, queremos saber toda a Bíblia antes de começar a pregar, adiamos projetos porque achamos que ainda não estamos prontos.

Mas a verdade é que ninguém começa perfeito. Todos aprendem ao longo do caminho. O momento certo para começar é agora.

O Perigo da Preguiça

Provérbios 13, versículo 4 diz: “O preguiçoso deseja e nada alcança, mas o diligente será próspero.”

A preguiça nos leva a buscar atalhos, a esperar que as coisas aconteçam sozinhas. Mas nada significativo acontece sem esforço. Se queremos crescimento espiritual, precisamos orar. Se queremos sucesso, precisamos trabalhar. Se queremos mudanças, precisamos agir.

Infelizmente, a mentalidade do “amanhã” tem feito com que muitas pessoas percam oportunidades preciosas.

O Risco do Rancor

Além da procrastinação e do medo, há outro motivo pelo qual algumas pessoas não avançam: o rancor. Ele nos nos mantém presos ao passado, dificultando avanços em nossa vida.

Quantas pessoas carregam ressentimentos por anos? Aguardam o dia em que verão “o cadáver de seus inimigos passar”, esperando que Deus faça justiça contra aqueles que os prejudicaram. Mas a verdade é que esse tipo de ressentimento nos aprisiona. 

José, no Egito, teve todos os motivos para guardar rancor de seus irmãos que tentaram matá-lo. No entanto, ele escolheu perdoar. Se não tivesse feito isso, poderia ter perdido a bênção que Deus tinha para ele.

Não vale a pena guardar raiva. O perdão não é para o outro, é para nós mesmos. 

O Tempo é Agora

Se há algo que podemos aprender com essa história é que o amanhã não é uma opção. O faraó teve a chance de resolver seu problema imediatamente, mas escolheu esperar. Muitos de nós estamos na mesma situação.

Hoje é o dia de tomar decisões. Hoje é o dia de perdoar. Hoje é o dia de buscar mais a Deus. Hoje é o dia de sair da zona de conforto e agir.

O tempo de Deus é agora.

Não passe mais uma noite com as rãs. Renuncie ao medo, à procrastinação, ao perfeccionismo e ao rancor. Dê o primeiro passo e veja Deus agir de maneira poderosa em sua vida.

Este artigo foi inspirado na mensagem “Una noche más con las ranas”, do pastor Dante Gebel. Vídeo completo:

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *